Desfile cívico de 28 de Setembro marca celebração dos 266 anos de emancipação política de Camaçari

Desfile cívico de 28 de Setembro marca celebração dos 266 anos de emancipação política de Camaçari
Redação

Das indumentárias e adereços diversos, aos estandartes empunhados pelos estudantes, tudo comunicava primor e intencionalidade, expondo em cada nuance o propósito de homenagear o município pelos 266 anos de emancipação política. O desfile cívico de aniversário de Camaçari, realizado neste sábado (28/9), na Avenida 28 de Setembro (antiga Radial A), foi marcado por performances repletas de beleza e simbolismo, que cumpriram com louvor o intuito de reverenciar a cultura, a história, os atributos urbanos e naturais e, sobretudo, a sua gente. 

Promovido pela Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria da Educação (Seduc), o desfile, que encerra as celebrações cívicas do mês de setembro, expôs, ao longo da avenida, a essência de Camaçari, visível no olhar e nos gestos de mais de 2 mil estudantes, que, de seus pelotões, transmitiam mensagens inspiradas no tema “O Futuro em Nossas Mãos: Escola Pública como Lugar de Destino e Partidas”. 

A secretária da Educação, Neurilene Martins, comemorou o sucesso do desfile. “Celebramos Camaçari, com suas singularidades e com todos os motivos que inspiram orgulho em seus cidadãos”, resumiu. 

Participaram do desfile, alunos das escolas municipais Denise Tavares, Edivaldo Machado Boaventura, professoras Edelzuita Barreto Bahia e Laurita de Souza Ribeiro; do Colégio Municipal São Tomaz de Cantuária; e dos centros Educacional Monteiro Lobato e Integrado de Educação Infantil (CIEI) Verde Horizonte. 

Feliz em participar da celebração cívica de aniversário da cidade pela segunda vez, o estudante do Centro Educacional Monteiro Lobato Natanael Silva, 10 anos, falou sobre as temáticas apresentadas pelo pelotão que participou. “Estou com a árvore que representa Camaçari, acompanhado de meus colegas, que representam os primeiros habitantes dessa terra”. 

Compondo um pelotão inspirado nos contos de fada, a aluna Thalita Gomes, 6 anos, também reconheceu a importância da ocasião. “É a primeira vez que participo e gostei de tudo que vi aqui. Ano que vem quero participar de novo”, disse. 

A população compareceu e usufruiu com alegria da oportunidade de celebrar o aniversário do município prestigiando o tradicional desfile cívico. Deiviane Campos, 30 anos, moradora do bairro Jaraguá, veio acompanhada da filha Mariá Lunna, 7 anos, que levou para a avenida sua faixa de Miss Brasil Infantil. “Sou nascida e criada aqui, e é uma grande satisfação comemorar o aniversário de Camaçari prestigiando o desfile cívico com minha filha”. 

Para Maria Célia, 50 anos, assistir ao desfile também já se tornou tradição da família. “Já desfilei com fanfarra e com escola na minha época de estudante. Fazemos questão de prestigiar todos os anos, para relembrar e ver as novas gerações brilhando. É uma linda festa”. 

Além das apresentações das escolas, o desfile também contou com performances culturais, que incluem grupos percussivos, de cultura popular e filarmônicas, bem como bandas marciais e fanfarras, que recebem apoio por meio da 3ª edição do Edital Evandro Amaro, promovido pela prefeitura, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), em parceria com a Seduc, além do apoio de outras pastas e órgãos da estrutura administrativa, bem como de instituições parceiras.