Operação desmonta esquema de fraudes em habilitação e vistorias na Bahia

Operação desmonta esquema de fraudes em habilitação e vistorias na Bahia
Redação

O Ministério Público da Bahia (MPBA), por meio do Gaeco e da 1ª Promotoria de Justiça de Barreiras, deflagrou nesta terça-feira (23) a Operação Fraus Omnia. A ação cumpriu seis mandados de busca e apreensão nos municípios de Barreiras e São Desidério, com foco em um esquema criminoso envolvendo fraudes em exames de habilitação e vistorias veiculares, com o apoio da Cipe Cerrado da Polícia Militar.

As investigações apontam a atuação de uma organização criminosa estruturada dentro da 10ª Ciretran de Barreiras. O grupo teria manipulado provas teóricas e práticas para obtenção de CNH, além de adulterar documentos de vistoria, sempre com o objetivo de obter vantagens financeiras ilícitas. Um empresário local, mesmo sem cargo público, seria uma peça central no esquema, exercendo forte influência sobre o órgão.

Durante a operação, foram apreendidos R$ 282.950 em espécie, cheques no valor de R$ 14.220, um celular, um carimbo, extratos bancários e um caderno com anotações. A Justiça autorizou os mandados com o objetivo de reunir provas para esclarecer a dimensão da fraude e identificar todos os envolvidos.

Entre os crimes investigados estão corrupção passiva majorada, falsidade ideológica, associação criminosa e continuidade delitiva. A participação de instrutores de autoescolas também está sendo apurada, especialmente na aprovação fraudulenta de candidatos em testes práticos como a baliza.