Vídeo com falas racistas de alunas de Direito da UCSAL repercute nas redes sociais

Vídeo com falas racistas de alunas de Direito da UCSAL repercute nas redes sociais
Redação

Um vídeo com declarações de teor racista feitas por duas alunas do curso de Direito da Universidade Católica do Salvador (UCSAL) viralizou nas redes sociais nesta sexta-feira (21). Nas imagens, as estudantes aparecem em uma conversa privada proferindo comentários preconceituosos sobre a possibilidade de terem filhos com pessoas negras.

Entre as falas registradas estão expressões como: “é muito preto na família”, “poderia dar para adoção?” e “acho que por 2 milhões de reais”. A gravação gerou indignação e ampla repercussão nas plataformas digitais.

Após a divulgação do vídeo, a UCSAL emitiu uma nota oficial repudiando qualquer manifestação de racismo e declarando que não tolera práticas discriminatórias em seu ambiente acadêmico. A instituição informou ainda que está analisando o caso e garantiu que tomará as medidas cabíveis, conforme previsto no regimento interno.

“A UCSAL repudia qualquer forma de racismo e não compactua com nenhum tipo de violência, desrespeito ou prática preconceituosa em seu ambiente acadêmico. Quanto ao vídeo, lamentamos a situação e informamos que a universidade se compromete em fazer a avaliação pertinente e adotar as medidas cabíveis para situações dessa natureza, previstas em seu regimento”, afirmou a instituição, diz o comunicado divulgado pela universidade.

O caso gerou debates sobre racismo estrutural e condutas no ambiente universitário.