Avenida 28 de Setembro recebe desfile cívico dos 267 anos de Camaçari neste domingo

Avenida 28 de Setembro recebe desfile cívico dos 267 anos de Camaçari neste domingo
PMC

Após as celebrações nos distritos de Monte Gordo e Vila de Abrantes, que acolheram com entusiasmo os desfiles em comemoração aos 267 anos de emancipação política de Camaçari, a sede do município se prepara para viver o ápice desta festa cívica. Neste domingo (28), a partir das 8h30, a Avenida 28 de Setembro (antiga Radial A) se torna palco do desfile oficial que festeja a história, a cultura e a identidade camaçariense, tendo a educação como pilar fundamental de transformação.

Promovido pela Prefeitura de Camaçari, o tema que norteia as celebrações deste ano é "Camaçari Educadora: Cuidados que inspiram e reconectam pessoas". Ao todo, sete escolas municipais, com distintos subtemas, irão homenagear as tradições e conquistas da cidade, abordando também as prospecções para o futuro. 

Na avenida estarão estudantes das escolas municipais Angiolina Teixeira de Souza, Clube de Mães, Cleusa Maria de Carvalho Moreira e Ilay Garcia Ellery; e dos centros educacionais Monteiro Lobato, do Gravatá e Maria Quitéria.

A população ainda poderá apreciar as performances das bandas marciais e fanfarras, com destaque para a Banda Municipal de Camaçari (Bamuca); as bandas marciais Joana Angélica (Bamaja), do Centro de Educação Municipal de Camaçari (Bamcemc), de Vila de Abrantes (Fanesva) e Estudantil de Camaçari (Fanesc); o Grupo Art’Vila; as fanfarras Estudantil de Camaçari (Fanesc), Estudantil de Parafuso (Fanesp) e Popular de Parafuso (Fanpop); bem como a Orquestra de Metais e Percussão da Bahia (OMPB) e a Filarmônica 28 de Setembro.

A festa ainda terá a presença dos grupos culturais, com as apresentações organizadas pela Secretaria de Cultura (Secult). A Capoeira Ligeira, Samba de Caboclo de Parafuso, Dança Contemporânea Ancestral, Som do Timbal, Grupo de Capoeira Inclusiva (GCI), Burrinha Preciosa, Movimento Percussivo Beira de Rua, Flor de Lis e o grupo percussivo Grão de Areia vão abrilhantar o desfile. 

Além de garantir que o desfile seja realizado de maneira segura e tranquila, os pelotões da Polícia Militar, do Tiro de Guerra, do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil e demais instituições parceiras, como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB - Subseção Camaçari), a Empresa de Limpeza Pública de Camaçari (Limpec), Juizado de Menores, Desbravadores e o Grupo Convivência Amizade e Paz compõem um grande espetáculo de cidadania e memória.