Pesquisa Ipec aponta que 62% dos brasileiros são contra a reeleição de Lula em 2026

Pesquisa Ipec aponta que 62% dos brasileiros são contra a reeleição de Lula em 2026
Redação

Uma pesquisa do Ipec, divulgada neste sábado (15), revelou que 62% dos brasileiros não apoiam uma possível candidatura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à reeleição em 2026. Em setembro do ano passado, esse índice era de 58%, demonstrando um crescimento na rejeição à continuidade do petista no cargo.

De acordo com o levantamento, apenas 35% acreditam que Lula deveria disputar um novo mandato, número inferior aos 39% registrados na pesquisa anterior. O estudo também mostrou que até entre eleitores que votaram em Lula no segundo turno de 2022 há resistência à sua reeleição: aproximadamente três em cada dez (30%) consideram que ele não deveria tentar um quarto mandato.

A rejeição à reeleição do presidente é ainda mais expressiva entre os que votaram em Jair Bolsonaro (PL), chegando a 95%. Entre aqueles que anularam o voto ou optaram pelo branco, o índice atinge 68%.

Motivos para a rejeição

O Ipec também questionou os entrevistados contrários à reeleição de Lula sobre os motivos de sua posição. A principal justificativa apontada foi a insatisfação com o governo, mencionada por 36% dos entrevistados. Outros 20% citaram acusações de corrupção, enquanto 17% destacaram a idade avançada do presidente, que atualmente tem 79 anos.

Entre os eleitores que votaram em Lula em 2022, mas não querem que ele concorra novamente, a idade foi o principal fator mencionado, sendo citada por 31%. Já 27% desse grupo afirmam que a gestão do petista não tem sido satisfatória, e 14% defendem que ele deveria abrir espaço para novas lideranças.

O levantamento foi realizado entre os dias 6 e 10 de fevereiro, com entrevistas feitas presencialmente com 2 mil pessoas em 131 municípios do país. A pesquisa tem margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos e um nível de confiança de 95%.