Transparência fortalece confiança da população durante inscrição para PMCMV em Vila de Abrantes
A Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria da Habitação (Sehab), iniciou nesta terça-feira (17/9), na Prefeitura Avançada da Costa, as inscrições itinerantes para o Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV), do governo federal, para a população que reside em Vila de Abrantes e região. Através da ação, que acontece até sexta (20), a expectativa da pasta é cadastrar em torno de 450 pessoas, durante os quatro dias de trabalho.
De acordo com a gestora da Sehab, Vivian Angelim, o cadastro da população, seja no formato itinerante ou nos postos fixos, acontece com base nos requisitos estabelecidos em lei. “Portanto, são desenvolvidos com transparência e lisura, o que garante que todos os que se candidatam a uma das 1.728 unidades habitacionais, em construção na cidade, tenham as mesmas oportunidades e passem pelos processos de seleção previstos no programa”.
Em tempo, a secretária comentou sobre a clareza dos trabalhos e a segurança do sistema operacional que é alimentado com as informações pessoais dos candidatos. “É um sistema que é auditável. Então, pode ser examinado a todo o momento, por qualquer órgão interessado, como o Ministério Público, o próprio governo federal, a Caixa, e até mesmo a população”.
A moradora de Vila de Abrantes, Miriam Freitas, 53 anos, afirmou que essa é a segunda vez que se candidata para uma casa pelo programa. “A primeira foi em 2012 e não sei o motivo de não ter sido contemplada. Desta vez estou muito esperançosa”, comentou a dona de casa, enfatizando a confiança que tem nos trabalhos. “Hoje trago todos os meus documentos e acredito que minhas informações estão protegidas e serão usadas com o propósito da minha inscrição. Além da fé em Deus, de que tudo vai dar certo, confio nas pessoas que estão trabalhando para que meu sonho seja realizado”, finalizou.
Também moradora da localidade, Denise da Conceição, 44 anos, comentou que ficou sabendo das inscrições por meio de informações divulgadas através de aplicativo de mensagem. Ao declarar total confiança nos trabalhos, a dona de casa, que tenta conquistar o imóvel próprio pela primeira vez, afirmou que, “eu sei que todo esse processo é em prol de algo que me trará benefícios. Sei que esse é o primeiro passo de muitos outros, para conquistar o meu sonho de ter a casa própria”.
Desde quando foram iniciadas as inscrições para o PMCMV, em 12 de agosto, já foram cadastradas em torno de 10.400 pessoas. Esse número inclui tanto os atendimentos em formato itinerante, que acontecem nas localidades mais afastadas da sede do município; bem como aqueles que ocorrem na Casa do Trabalho para o público em geral; e no Centro de Integração e Apoio ao Trabalhador (Ciat), exclusivo para pessoas com deficiência (PcD). Vale pontuar que mais 11.600 pessoas estão agendadas para serem atendidas até 12 de novembro, quando encerra o processo no município.
A pasta destaca, ainda, que a inscrição no cadastro do referido programa, não garante a concessão da unidade habitacional, ficando sujeita a disponibilidade, respeitando a ordem de classificação dentro da validade da seleção. A iniciativa acontece em conformidade com a Lei Federal n.° 14.620/2023, e Portaria n.° 738/2024, do Ministério das Cidades (MCid).
Durante todo o período de inscrição a equipe da pasta estará disponível para esclarecer dúvidas e oferecer suporte aos candidatos. Para outras informações, os interessados podem entrar em contato com a Sehab pelo telefone (71) 3454-2028, que funciona de segunda a sexta, das 9h às 17h.
A íntegra do Edital de Chamamento 01/2024, com a relação de documentos e demais informações, referente às inscrições para o PMCMV, publicado no Diário Oficial do Município (DOM) edição n.º 2441/2024, pode ser conferida aqui.