Presença de autoridades reforça importância do desfile cívico de Monte Gordo
Para confirmar o apoio institucional, bem como a importância das comemorações pelos 266 anos de emancipação política de Camaçari – fato histórico que deu autonomia ao município, garantindo independência na tomada de decisões e elaboração de leis, que aconteceu em 28 de setembro de 1758 –, autoridades, incluindo o prefeito Elinaldo Araújo, além de representantes de instituições militares e outras figuras públicas relevantes, marcaram presença no desfile cívico de Monte Gordo, que aconteceu neste sábado (14/9), e abre oficialmente o calendário de comemorações pelo aniversário da cidade. a abertura do ciclo de festividades em comemoração ao evento histórico,
A abertura do ato solene foi marcada pelo hasteamento das bandeiras do Brasil, da Bahia e de Camaçari, abrilhantado pela Sociedade Filarmônica 28 de Setembro, que executou os hinos sob a regência do maestro Joélio Santos.
Do dispositivo de honra, o chefe do Executivo, que estava acompanhado da primeira-dama do município, Ivana Paula, de integrantes do secretariado municipal e de outras personalidades, exaltou o momento festivo. “Esta é uma grande oportunidade de homenagear nosso povo, que ao longo da história, participou ativamente da construção de nossa cidade”. Sobre a presença massiva do público, o gestor municipal comentou dizendo que, “é o povo que dá visibilidade e prestígio para essa grande festa”.
Durante o evento, a gestora da Secretaria do Turismo (Setur), Lúcia Bichara, destacou que, "toda manifestação cultural de um lugar é de extrema importância, sobretudo para que possamos mostrar ao turista as nossas raízes. Eventos como esse complementam o calendário das festas fortes, que também atraem pessoas de outros lugares para conhecer a cultura e a história de Camaçari e, consequentemente, fortalecer a atividade na nossa costa”.
O comandante da 59ª Companhia Independente da Polícia Militar (59ª CIPM), Major Fabrísio Santos, que participa pela primeira vez das comemorações em Monte Gordo, enalteceu a inclusão de jovens na organização e realização de eventos como os desfiles cívicos. “Eu avalio como importantíssimo, porque quanto mais crianças e jovens envolvidos com as atividades da sociedade de bem, mais ele está protegido de ações contrárias, que atrai para o lado errado e do crime”, destacou.
As festividades em comemoração ao aniversário de 266 anos de Camaçari continuam nos dias 22 e 28/9 (domingo e sábado), com o desfile cívico na Praça da Matriz, em Vila de Abrantes, na costa; e o encerramento na Avenida 28 de Setembro (antiga Radial A), na sede, respectivamente.