Desfile cívico de Monte Gordo abre comemorações pelos 266 anos de Camaçari com apoio reforçado nos serviços públicos
Marcando com louvor o início das festividades em comemoração aos 266 anos de emancipação política de Camaçari, o desfile cívico de Monte Gordo, ocorrido neste sábado (14/9), seguiu por mais um ano garantindo que a população seja bem assistida durante as celebrações, que contou com a participação ativa de diversas esferas do poder público, a exemplo da 59ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), da Secretaria da Saúde (Sesau), e da Superintendência de Trânsito e Transporte (STT), que atuaram ao longo do percurso, oferecendo suporte essencial para o bom andamento do evento.
Sob o tema "O Futuro em Nossas Mãos: Escola Pública como Lugar de Destino e Partidas", o evento, que teve início na Rua Bom Jesus, reuniu escolas, grupos culturais e instituições da comunidade, destacando o papel da educação pública como motor de transformação.
Para garantir a segurança e o bem-estar de todos, a Prefeitura de Camaçari reforçou os serviços de apoio durante o desfile. De acordo com a Polícia Militar (PM), o evento superou a expectativa de público, o que reafirma a importância de oferecer uma estrutura de segurança robusta. Em outra ponta, a Defesa Civil esteve de prontidão para possíveis emergências, realizando monitoramento para evitar incidentes.
A Secretaria da Saúde (Sesau) destacou equipes para prestar atendimento médico em caso de necessidade. Na oportunidade, o titular da pasta, Luiz Duplat, destacou que, “para Monte Gordo disponibilizamos duas ambulâncias, posicionadas estrategicamente ao longo do trajeto, com médico, enfermeiro, e condutor, para assegurar o rápido acolhimento e encaminhamento à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da localidade", informou o gestor, que, ainda, orientou que as pessoas participem dos eventos devidamente alimentados e, sobretudo, hidratados. “Pois o tempo, mesmo agradável, pode causar desidratação caso a pessoa não beba água o suficiente. Então, recomendamos que sigam se alimentando corretamente antes do evento, e se hidratando durante o tempo em que estiver no percurso", reforçou.
Nesta perspectiva, a Prefeitura de Camaçari, por meio da Coordenação de Eventos, setor vinculado à Secretaria de Governo (Segov), manteve, como de costume nos eventos públicos, a distribuição de água mineral para os presentes, bem como de picolés para os integrantes dos grupos que se apresentam e desfilam no evento. Também foram instalados banheiros químicos ao longo do percurso a fim de garantir a comodidade dos participantes do desfile.
A Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT) de Camaçari organizou um esquema especial para o controle do trânsito nas ruas adjacentes ao desfile, garantindo a fluidez e a segurança de pedestres e veículos. "Nossa operação inicia no dia anterior, com a implantação da sinalização, das placas, e da fiscalização para que o evento ocorra de forma tranquila. Atuamos com cerca de 52 agentes distribuídos pelo percurso, além de 11 barreiras fixas, a fim de viabilizar que o deslocamento dos moradores e visitantes aconteça de forma segura", explicou o diretor-superintendente, Alfredo Castro.
O ordenamento dos ambulantes também foi uma ação planejada com antecedência pela Secretaria dos Serviços Públicos (Sesp), para evitar aglomerações e garantir que todos tivessem um espaço adequado para trabalhar. O diretor de Ordem Pública (Dirop) da pasta, Namucies de Souza, destacou a importância de manter a organização. "Foram destacados 30 fiscais, para realizar todo o processo de verificação. Nosso trabalho é garantir que todos os ambulantes tenham seus locais de atuação bem definidos, respeitando as normas de itens do evento, sem prejudicar o fluxo e permitindo que trabalhem de forma segura", pontuou.
A mesma estrutura de apoio continuará sendo disponibilizada nos próximos dois desfiles, previstos para o dia 22 e 28 (domingo e sábado), em Vila de Abrantes, na costa, e na Avenida 28 de Setembro (antiga Radial A), na sede do município, respectivamente.