Moradores saem às ruas de Vila de Abrantes nesta terça (02) para um manifesto sobre a participação de Abrantes na Independência da Bahia e luta pela Emancipação do Distrito
"A Independência da Bahia é um evento também conhecido como Independência do Brasil na Bahia, tratando-se de um desdobramento da Independência de nosso país. A Independência da Bahia, na verdade, foi a resistência estabelecida por parte da população baiana contra os portugueses e as autoridades locais, que se mantiveram leais à Metrópole.
A Bahia era uma região em grande estado de agitação, possuindo uma população extremamente insatisfeita com a autoridade portuguesa. Isso fez os conflitos com os portugueses se iniciarem em fevereiro de 1822 e se ampliarem após o 7 de setembro. Os conflitos se encerraram quando os colonos capturaram Salvador, em 2 de julho de 1823."
Em Abrantes foi estabelecido o primeiro Quartel General para combater as tropas portuguesas, denominado de Batalhão da Torre de Garcia D’Ávila quando pertencia ao Município de Abrantes. O município contribuiu decisivamente no provimento de carne e mantimento das tropas baianas e na estratégia de isolar os portugueses em Salvador.
Moradores de Vila de Abrantes, saíram às ruas da localidade nesta terça, feriado de 2 de julho, para relembrar os feitos históricos de Abrantes e cobrar da Câmara de Camaçari a votação do decreto da consulta popular para saber do eleitorado camaçariense se é a favor ou contra a Emancipação do Distrito de Abrantes.
Confira no link abaixo a entrevista com o presidente da Associação Emancipalista de Abrantes, Pr Hilário Lisboa.
Ver esta publicação no Instagram