Ambulantes e comerciantes garantem renda extra durante desfile cívico de Vila Abrantes
Integrando às comemorações pelos 266 anos de emancipação política de Camaçari, na manhã deste domingo (22/9), o desfile cívico em Vila de Abrantes atraiu centenas de pessoas, em um momento de civismo e celebração. O evento, promovido pela Prefeitura de Camaçari, ainda desempenha um importante papel de fomento à economia local, representando uma oportunidade de garantir renda extra para comerciantes e vendedores ambulantes.
Por todo o circuito era possível encontrar uma diversidade de produtos sendo comercializados, como alimentos, a exemplo de lanches diversos, almoço, churrasquinho, pipoca e doces; e bebidas, como caldo de cana, água de coco, cafezinho e refrigerante; até mesmo itens para divertir e refrescar a meninada, como brinquedos, tipo pula-pula, e picolé.
A comerciante Diana Costa, 23 anos, atua há três nas imediações da Praça da Matriz, com a venda de comida. Ela conta que o desfile cívico é bastante importante para aquecer as vendas. “Todos os anos que vendo durante o desfile dá uma movimentada muito boa no meu negócio. E esse ano a expectativa é também de sucesso”, afirmou.
Sebastião Damião Cidreira, 58 anos, é pedreiro e jardineiro, mas sempre que pode, como forma de complementar a renda, comercializa batata frita e pipoca na frente da casa, que fica nas imediações da festa. “Já trabalhei em outros anos aqui no desfile, e espero que nesta edição consiga vender todos os produtos e possa lucrar um dinheirinho extra”, falou esperançoso.
Já Rosevania dos Santos, 33 anos, moradora do bairro Parque Satélite, na sede, participou pela primeira vez como vendedora ambulante no desfile cívico de Abrantes comercializando bebidas e doces. “Esse ano já estive nos desfiles de 7 de Setembro, na Gleba E, do dia 14, em Monte Gordo, e aproveitei para também vir para o de Vila de Abrantes. Pretendo ainda trabalhar no do dia 28. Há mais de 10 anos atuo como ambulante, e é dessa forma que levo o ‘pão de cada dia’ para casa”, comentou.
Para organizar e fiscalizar os pontos de comércio e os vendedores ambulantes durante o desfile, a Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria dos Serviços Públicos (Sesp), contou com 40 servidores operando no circuito, a fim de assegurar que sigam as normas estabelecidas para garantir a segurança de todos. De acordo com a pasta, estima-se que 100 trabalhadores informais atuaram no evento.