Imprensa nacional destaca desaprovação de Jerônimo e aponta motivos
O resultado da pesquisa que aponta forte reprovação da capital baiana pela gestão do governador Jerônimo Rodrigues (PT) tem repercutido nacionalmente. Divulgada na manhã desta segunda-feira (8), o levantamento da Real Time Big Data, encomendado pela Record,
aponta que o petista atingiu 59% de reprovação em Salvador. O número era de 56% em março deste ano.
Um dos atores da imprensa nacional que publicaram sobre o tema, a revista Crusoé aponta que a desaprovação de mais da metade da população da cidade se dá, principalmente, pela sensação de insegurança no estado. A publicação cita dados do Atlas da Violência 2024, que mostram a Bahia como a unidade da federação mais violenta pelo quinto ano seguido.
Uma recente resposta do governador para o problema também foi trazida à tona, em meio aos resultados da pesquisa de reprovação. Em maio deste ano, o gestor chegou a afirmar que a violência é um “movimento internacional” e que viu facções na Europa.
Ainda sobre os resultados do levantamento, apenas 31% dos entrevistados na capital baiana aprovam a administração do governo de Jerônimo Rodrigues, enquanto 10% não souberam ou preferiram não responder.
A pesquisa, realizada entre os dias 5 e 6 de julho, entrevistou 1.000 pessoas com 16 anos ou mais. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. O estudo foi registrado na Justiça Eleitoral sob o número BA-00753/2024.