Prefeitura reabastece farmácias da sede e orla

Os medicamentos da atenção básica podem ser encontrados na Farmácia do Povo 24h, que fica na Casa do Trabalho, além das unidades Básica de Saúde e de Saúde da Família (UBS’s e USF’s) da sede e orla. Alguns dos já disponíveis: losartana potássica (comprimido); ibuprofeno (solução); prednisona (comprimido); furosemida (comprimido); gliclazida (comprimido); metformina (comprimido), insulina (caneta e frasco), agulha para caneta de insulina, medroxiprogesterona (injetável), noretisterona (comprimido), paracetamol (comprimido) e valproato de sódio (comprimido).
Para a saúde mental, os medicamentos podem ser retirados nas unidades de saúde da Gleba B, Gleba E, Gravatá e Camaçari de Dentro. Na orla, podem ser obtidos nas USF’s de Catu de Abrantes, Fonte da Caixa, Barra de Pojuca, Jacuípe, Caminho do Mar e nas UBS’s de Arembepe, Vila de Abrantes e Monte Gordo. Os usuários matriculados nos Centros de Atendimento Psicossocial também podem realizar a retirada nestes centros, localizados na sede e na orla. Estão disponíveis o depakene (valproato de sódio comprimido), fenitoína (comprimido), carbamazepina (xarope), haldol decanoato (injetável), clomipramina (comprimido) e diazepam (comprimido).
Os programas estratégicos voltados à tuberculose, toxoplasmose, hanseníase e leishmaniose também receberam medicamentos. Para esses, o acesso depende da notificação feita na unidade de saúde onde o respectivo programa é desenvolvido.
Os itens disponíveis são padronizados pela Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME), e são fruto de compensação referente à contrapartida do Estado para com o município. O repasse trimestral equivale a um total de R$176.487,88.