Gestantes assistidas pelo NAS de Arembepe recebem kit enxoval durante encontro nesta quinta (24)
Mais um encontro do grupo de gestantes foi promovido pela Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes), nesta quinta-feira (24/10), no Núcleo de Assistência Social (Nas) de Arembepe.
Na ocasião, 17 mulheres grávidas, assistidas pela unidade, participaram de uma roda de conversa sobre planejamento familiar, conduzida pela equipe de assistência social que atua no equipamento. Durante a atividade, três gestantes, que já completaram o período de 32 semanas de gestação, foram agraciadas com o kit enxoval.
A assistente social Geovana Sodré, que, na oportunidade, esteve à frente da atividade, explicou como o trabalho é desenvolvido. “Aqui é um momento onde as grávidas tiram dúvidas, conversam, e trocam experiências. Elas ainda recebem o kit enxoval, que é muito importante, porque muitas não têm condições de comprar. Aproveitamos, ainda, para dar orientações dos direitos e dos deveres delas como mães. Acolher, ouvir, aconselhar e orientar são alguns dos papéis do Centro de Referência de Assistência Social [Cras] e do Nas”, pontuou.
Aos 33 anos, a dona de casa Joquebede Nascimento, está esperando uma menina. Durante a atividade, ela falou da alegria de receber o kit enxoval. “Estou muito feliz e agradecida. O enxoval é muito bom, e será um complemento para o que eu já venho comprando. Para aquelas pessoas que, por vários motivos, ainda não puderam comprar nada, tenho certeza que é uma grande ajuda. Ganhar um kit desses, com essa qualidade, é maravilhoso”, falou.
À espera de um menino, a dona de casa Jeilza dos Santos, 34 anos, parabenizou a iniciativa da prefeitura. “Esse é um projeto importante, porque atende as pessoas que têm menos condições. Sem falar que a mãe que recebe o enxoval já fica com menos essa preocupação, de ter que comprar, e sem ter recursos, as coisas que o bebê precisa ter logo nos primeiros dias de vida”, concluiu.
O kit enxoval é composto por itens essenciais para os cuidados diários com o bebê, como banheira, toalha de banho, fraldas, mamadeira, cueiro, manta, mosquiteiro, meias, entre outros. O benefício eventual de natalidade é assegurado pela Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS), que integra o Programa Municipal Mão Amiga. O item é entregue às gestantes pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF).