Agentes de turismo dos EUA visitam Camaçari por meio de ação da Embratur

Agentes de turismo dos EUA visitam Camaçari por meio de ação da Embratur
PMC

Através da chamada viagem de familiarização (famtour) – onde agentes de viagens são convidados a conhecer os produtos e serviços turísticos de um destino –, operadores de turismo, que atuam nos Estados Unidos, estiveram em Camaçari para conhecer um pouco mais da história, da realidade e das vivências locais. A ação foi promovida pela Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
 
No município, o grupo visitou a Casa do Mensageiro – Ilê Asé Ojisé Olodumare, em Monte Gordo; e a Aldeia Hippie de Arembepe, na localidade de mesmo nome. A subsecretária do Turismo, Lúcia Bichara, acompanhou a ação e, na oportunidade, falou que a importância da “famtour” foi, exatamente, poder mostrar aos operadores as potencialidades de Camaçari. “Na Casa do Mensageiro mostramos a eles a influência da religião de matriz africana, quando tiveram a experiência de vivenciar o local, conhecer a história dos orixás e os espaços do terreiro. Depois, fomos à Aldeia Hippie de Arembepe, que é a única habitada do mundo, para mostrar outro grande ponto turístico que existe em nosso município,”.
 
Kevin Wilson, operador de turismo da empresa Gate 1 Travel, da Filadélfia, cidade mais populosa do estado norte-americano da Pensilvânia, falou sobre a visita à Casa do Mensageiro. “A experiência que tive foi fantástica. O templo de Candomblé é uma casa incrível e acolhedora”, afirmou.
 
Ao ser contemplada pela ação, Camaçari pôde mostrar as potencialidades do município, como os 42 quilômetros (km) de costa, e os produtos diversificados, a exemplo da história e da cultura, além da presença da influência africana, que se reflete na cidade até os dias atuais.
 
A coordenadora de Afroturismo, Diversidade e Povos Originários da Embratur, Tânia Neres, destacou a importância do mercado estadunidense para o Brasil, e o objetivo da experiência. “É trazer as pessoas para conhecer um país que ainda não conhecem tanto, que é um Brasil com mais de 56% da população negra, onde a história, o lugar da cultura, e a herança africana são muito latentes. Então, precisamos trazer protagonismo para essas pessoas e, automaticamente, gerar emprego e renda para todas elas”, finalizou.
 
A viagem de familiarização do grupo de operadores de turismo, que atua nos Estados Unidos, aconteceu no último sábado (23/3).