Trabalho integrado visa segurança durante o Festival de Arembepe 2024

Trabalho integrado visa segurança durante o Festival de Arembepe 2024
PMC

Com o objetivo de garantir a proteção e a integridade dos foliões, que vão aproveitar o Festival de Arembepe 2024, que acontece entre os dias 8 e 11 de março, bem como promover um evento seguro e tranquilo para moradores, visitantes e turistas, a Prefeitura de Camaçari e os mais variados órgãos, que compõe a segurança pública, empregam esforços para que a maior festa do verão da Bahia, depois do Carnaval, seja um momento de alegria e de descontração para todos.
 
De acordo com o comandante da 59ª Companhia Independente da Polícia Militar da Bahia (CIPM-BA) de Vila de Abrantes, major Fabrísio Silva, a operação policial a ser implementada no festival contará com a integração de diversas corporações, inclusive unidades especializadas. Conforme explicou, ainda vão atuar os batalhões de Polícia de Choque (BPChq), e Especializado em Policiamento de Eventos (Bepe), como também os esquadrões de Polícia Montada e de Motociclistas Águia. Também vão compor o efetivo prepostos das Rondas Especiais (Rondesp), da Companhia Independente de Policiamento Especializado/ Polo Industrial (Cipe/PI), da Ronda Maria da Penha (RMP) e do Departamento de Promoção Social (DPS). 
 
Para ampliar o campo de monitoramento e auxiliar na identificação de situações e/ou de pessoas suspeitas no Espaço Arena, principal da festa, que abrigará o Palco Katita, serão instaladas plataformas de observação elevatória, além de sistema de monitoramento de vídeo, por meio de câmeras de reconhecimento facial. “Essas câmeras proporcionam maior segurança, pois têm tecnologia avançada que permite giros em 360 graus, e aproximação facial de alta qualidade, possibilitando a identificação daqueles que, porventura, estiverem cometendo alguma prática delituosa, além de ajudar a encontrar foragidos da Justiça durante festa”, enfatizou o major, ao concluiu dizendo que, “como em todos os anos, daremos todo suporte necessário para que o Festival de Arembepe aconteça na mais perfeita normalidade”. 
 
Durante a festa, que este ano traz como tema “Essa energia é sem igual”, visando a segurança tanto de quem vai trabalhar quanto de quem vai curtir os quatro dias do evento, serão adotadas medidas, como a proibição do uso e/ou da comercialização de objetos perfurocortantes, como garrafas, copos e pratos de vidro, ou qualquer outro material, que inclui vidraria ou outros artefatos com partes rígidas ou agudas, que possuem fios de corte capazes de perfurar ou cortar, com o qual se possa causar danos a terceiros durante o festival. Para tanto, a Secretaria dos Serviços Públicos (Sesp), por meio da Coordenação de Licenciamento e Fiscalização do Comércio Ambulante (CLFCA), intensificará a fiscalização junto a ambulantes e barraqueiros, a fim de inibir o manuseio de materiais deste tipo.  
 
A segurança do evento também contará com a participação do 10º Batalhão de Bombeiros Militar; do Juizado da Infância e Juventude de Camaçari, além da Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil (Compdec), que atuará com um efetivo de 30 agentes a cada dia da festa. 
 
A coordenadora do Juizado da Infância e Juventude de Camaçari, Marinalva Gonçalves, citou alguns cuidados que precisam ser observados por pais e/ou responsáveis legais que levarão crianças e adolescentes para os espaços da festa, que também conta com três palcos alternativos, além do circuito de desfile de blocos. “O uso de uma pulseira de identificação, constando o endereço residencial e o número de telefone do responsável, é fundamental. Pois em caso da criança se perder no meio da multidão, alguém poderá entrar em contato e indicar a localização que se encontra”, orientou.
 
Para evitar que os pequenos foliões se percam no circuito da festa ou no entorno, escolher pontos onde se concentrem menos pessoas e orientá-las previamente, para não se distanciar e não sair com estranhos, são outras recomendações que devem ser seguidas. “A supervisão atenta de um adulto responsável é fator decisivo para manter uma criança segura”, destacou a coordenadora.
 
Em se tratando de situações de emergência, vale relembrar alguns telefones úteis para atendimento da população nos diversos setores ligados à segurança e proteção da população como um todo.  
 
São eles: Polícia Militar – 190; Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) – 192; Corpo de Bombeiros – 193; Defesa Civil – 199; Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) – 180; e Juizado da Infância e Juventude – (71) 3621-8716 e 3621-8716 (dia) ou (71) 98245-8413 (noite).